Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um ar de sua Graça

Fátima Afonso

Capture.PNG

 Uma das ilustrações do livro "Sonho com Asas", retirada daqui.

 

 

Hoje não venho falar de mim nem das coisas do meu pequenino mundo. Venho falar de alguém que muito admiro e que é notável naquilo que faz. A ilustradora Fátima Afonso.


Conheço a Fátima há muitos anos. Como colegas de trabalho na mesma escola. A Fátima é professora de Educação Visual. Foi professora do meu filho. Uma excelente professora.


Na escola todos a admiramos como pessoa e como profissional. Pela simpatia, pela simplicidade, pela doçura, pela discrição, pela disponibilidade e pela imensa criatividade.


Da outra faceta, a ilustração, inicialmente ninguém tinha conhecimento. Como já referi, a discrição é uma característica da personalidade da Fátima. E a humildade.


Na biblioteca da escola havia muitos livros ilustrados por uma ilustre desconhecida “Fátima Afonso”. Ilustrações que encantavam miúdos e graúdos.


Um dia chega à biblioteca mais um livro. Na contra-capa as fotos das autoras do texto e da ilustração. A bibliotecária olha, volta a olhar com mais atenção para a foto da ilustradora, e não tem dúvidas. Aquela Fátima Afonso era a “nossa” Fátima. É que a Fátima, na escola, é conhecida por outro apelido.


Foi uma festa! Lembro-me ainda do ar um pouco atrapalhado da Fátima, pouco à vontade com a descoberta do seu “segredo”. É que a Fátima é mesmo assim.

 

Ao longo dos anos as ilustrações que faz para acompanhar os textos dos mais diversos escritores e para diversas editoras nacionais e estrangeiras não param de nos surpreender. O traço é único e inconfundível, transportando-nos para um mundo mágico e encantatório.


A Fátima é meticulosa, exigente consigo própria, perfeccionista. Nem as dedicatórias que escreve nos seus livros são deixadas ao acaso, como podemos observar nos exemplos que apresento e que me foram dedicados.

 

IMG_9296.jpg

 


Recentemente venceu a 21ª edição do Prémio Nacional de Ilustração com o livro “Sonho com Asas”, cuja autora do texto é a também professora Teresa Marques. Este é um prémio há muito merecido.


Mas nunca é tarde para distinguir os melhores.


Fátima, vá lá, não te zangues comigo, sei que não gostas destas coisas. Mas não ficava bem com a minha consciência se não falasse aqui um pouquinho de ti. É que estou mesmo feliz com o teu prémio, rapariga!


Nota: Para os que não conhecem a obra da Fátima pesquisem na internet ou vão a uma livraria e folheiem os seus livros. Observem-nos atentamente e façam uma viagem pelo reino do sonho e da fantasia. Maravilhem-se!

 

IMG_9313.jpg

IMG_9322.jpg

IMG_9325.jpg

IMG_9326.jpg

IMG_9327.jpg

IMG_9328.jpg

IMG_9329.jpg

IMG_9330.jpg

IMG_9331.jpg

IMG_9334.jpg

 

 

Podem também seguir-me no Instagram!

 

 

 

11 comentários

Comentar post